quarta-feira, 2 de março de 2011

Alterando o PATH do sistema (Fedora)

É a primeira vez, desde muito tempo, que eu uso um sistema RedHat-like.
Costumava usar Conectiva Linux. Isto foi de 1998 a 2001.
A partir de 2002, passei a usar Debian, e em um breve período de trabalho, usava o próprio RedHat (por dois meses, mas só no computador de trabalho).
Agora, na minha iniciação, voltei a utilizar uma distribuição RedHat-like, desta vez, a geradora da RHLE (Red Hat Linux Enterprise - a versão paga da RedHat), a Fedora.
E eu tive dúvidas quanto ao arquivo de configuração para alterar o PATH.
É o /etc/bashrc. Desconfio que seja o mesmo no Debian, mas eu não me lembro.
Ele altera mais coisas do que o caminho, tome cuidado.
Em todo o caso, basta colocar no fim do arquivo a expressão:
PATH=$PATH:/nome-do-caminho-a-ser-colocado-no-path
export $PATH

Para alterar o arquivo somente no seu usuário normal, procure ou crie os arquivos .bash_profile, ou .bashrc

Nenhum comentário:

Postar um comentário