sexta-feira, 4 de julho de 2014

Wicd:: Acessando redes Wifi pela linha de comando com qualquer usuário

O wicd, na verdade, é como o Network Manager, e é uma dessas ferramentas de configuração de rede modernas que permite, entre outras coisas, que um usuário normal mude de rede facilmente, desde que esteja no grupo netdev.
Ele também tem ênfase em ferramentas clientes gráficas.
O Network Manager também possui ferramentas de modo texto (nmcli), que permite conectar-se a uma rede já existente, consultar que redes há disponíveis etc, mas não encontrei meio de configurar a rede pela linha de comando, sem antes configurá-lo com ferramentas gráficas (nmapplet, por exemplo).

Por essa razão, eu preferi o wicd.
Ele também tem ferramentas gráficas para configurar a rede pela interface gráfica, sendo esse, inclusive, o seu foco. Porém, diferentemente do Network Manager, as ferramentas de linha de comando não ficam devendo para as de interface gráfica.
Pode-se configurar e ativar a rede com o comando wicd-curses (depois de instalado, o que se pode fazer com apt-get install wicd-curses para o Debian).
Há, também o wicd-cli (apt-get install wicd-cli), que é mais parecido com o nmcli, mas ligeiramente mais funcional.

Como eu apenas precisar de uma ferramenta leve e em modo texto para acessar a rede wireless, o wicd-curses já cumpriu plenamente com os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário