sábado, 9 de maio de 2015

Aproveitamento dos pacotes debian anteriormente baixados em outros computadores

Para você que não quer perder tempo (ou para pessoas como eu, que moram na periferia e são negligenciadas pelas empresas de telecomunicações com planos de 'banda larga' para lá de limitados), e deseja aproveitar os pacotes já baixados de um computador em outro, há soluções:

1 - Copiar o pacote para o computador  (ou acessá-los remotamente), instalar com dpkg -i  < arquivo do pacote > e resolver as dependências manualmente, utilizando dpkg -i iterativamente;

2 - Utilizar softwares como aptoncd (# apt-get install aptoncd) que pegam tudo o que está no diretório /var/cache/apt/archives do computador de onde os diretórios foram baixados, gravam em um cd, e copiam para o mesmo diretório no computador em que deseja copiá-los. Com todo o respeito aos camaradas que curtiram a Revolução dos Cravos enquanto nós afundávamos no período mais terrível da nossa ditadura, este método aqui descrito considero-o como "lusitano" :-) .

3 - Copiar você mesmo os arquivos de /var/cache/apt/archives do computador de onde os pacotes foram instalados para o mesmo diretório na máquina em que deseja (o método, você escolhe: pendrive, DVD-R(W), scp, sshfs, samba, nfs, a pia da cozinha etc).

Depois de copiado, você pode instalar o pacote que deseja de duas maneiras:

1 - Usando dpkg (na verdade, você ainda vai precisar usar apt, provavelmente)
      # dpkg -i < arquivo do pacote > --> Instala o pacote diretamente
      # apt-get -f install --> Instala o pacote resolvendo as dependências faltantes. Se os pacotes faltantes já existem no cache, não serão baixados.

2 - Usando apt
      # apt-get install < pacote >

Você também pode atualizar o seu computador para uma outra distribuição dessa maneira.
Caso tenha atualizado um de seus computadores, basta copiar os pacotes para o /var/cache/apt/archives do computador que ainda não foi atualizado, e proceder conforme descrito minha postagem sobre a atualização para o Jessie .

Nenhum comentário:

Postar um comentário