Sabe quando você quer fazer a tecla PrintScreen funcionar no fluxbox, mas não sabe como?
Para configurar atalhos de teclado para executar certas funções (chamar um programa, fechar uma janela, colocar um fim útil para a tecla "Win" etc), podemos ler o manual:
$ man fluxbox-keys
Basicamente, digitamos o Keycode no arquivo de configuração ~/.fluxbox/keys, e a ação (em geral, o comando) para executar o que desejamos.
Depois salvamos o arquivo, e reiniciamos o fluxbox (não precisamos sair da sessão e entrar novamente, há uma opção no menu para isto)
Entretanto, precisamos saber qual é o keycode da tecla.
Por exemplo, a tecla PrintScreen. Podemos tocar nela no Fluxbox, que não acontece nada. Para isto, precisamos do comando xev.
$ xev
Ele já vem no pacote x11-utils (Debian).
É aberta uma janela inútil, e quando você digita, ou aperta qualquer tecla, o código dela aparece. Depois, pegamos o KeyCode, e o incluímos no arquivo, conforme as instruções do manual.
As teclas que são combinações também funcionam, bem como as funções comuns em teclados de notebook, acionadas pela tecla Fn.
Em notebooks da Lenovo, quando você não usa GNOME, ou desktops mais bonitinhos essas teclas de função nem sempre funcionam de maneira adequada, então você pode associar essas teclas com programas que ajustam a luminosidade e o som, por exemplo.
Pode ser útil mesmo se você não usar fluxbox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário