domingo, 12 de abril de 2009

Procurar e substibuir no VIM

Esta eu descobri porque queria mudar os repositórios debian para ver se eu achava o crafty na próxima versão do Debian, mas o pacote ficou realmente orfão, e queria editar o /etc/apt/sources.list no VIM e queria todas as funcionalidades básicas um editor simples.
Procurar e substitui no VIM não é tão simples.
Primeiro, deve-se sair do modo de edição, em que você pode inserir texto no arquivo com ESC. Depois, aperta-se o caractere que está entre aspas ":", para poder inserir o comando substitute, ou s, sua abreviação

Sintaxe:
: [região] s/palavra-procurada/palavra-substituta --> região são as linhas entre as quais a pesquisa e substituição serão feitas, separadas por vírgula.
ou
:%s/palavra-procura/palavra-substituta -->% procura a expressão e executa a substituição UMA vez em todas as linhas.
Se desejarmos substituir todas as ocorrências que forem encontradas nas linhas da região, incluimos uma terceira barra e a letra g (global).

Exemplos:
:10,15 s/palavra1/palavra2 --> Procura entre as linhas 10 e 15 a primeira ocorrência de palavra1 e substitui por palavra2
:%s/palavra1/palavra2/g --> procura em todas as linhas, todas as ocorrências de palavra1 na linha e as substitui por palavra2 em todas as linhas do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário