sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tentativa de solução para meu X rodar na resolução 320x240

Uma coisa que só consegui fazer uma vez.
Quando eu usava as ferramentas de configuração xf86config, ou editava o antigo arquivo de configuração dodo antigo Xfree86, eu colocava esta resolução para funcionar e nada. Isto no velho Marx (K6). Aí tive de trocar a placa de vídeo quando pifou. Ainda estou para atualizar a minha BIOS no Marx par poder colocar a placa nVidia TNT2 PCI que comprei para ele (era uma poderosa para barramento PCI, de antigamente), que não funcionou. Aí, um amigo meu me passou uma placa diferente, e ao voltar a ver o micro funcionando, ganho, de brinde, a resolução 320x240 suportada.
Um mês depois, comprei um novo micro (na verdade, minha mãe comprou, pois ainda "trabalho" na VASP), e não consegui fazer tal resolução funcionar nele.
Eu passei este tempo todo pensando que era só dar um jeito de configurar a placa de vídeo para esta resolução no Linux, e para algumas placas se conseguia e para outras não.
Então um link que eu achei na internet dá a pista de que pode ser o monitor...
Agora só falta saber exatamente quais os parâmetros para o monitor suportar esta resolução.
O link é https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-mga/+bug/183913
Espero que funcione.
Também darei uma olhada no arquivo de configuração do X no computador antigo.
Espero que realmente funcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário