segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Configurando a segurança da rede Wireless.

Ontem, dia 28/10/2008, enquanto minha mãe e os demais integrantes da casa, mais os amigos do meu irmão iam ao Playcenter, meus amigos iam fazer trilha em Paranapiacaba, eu fiquei configurando a segurança da rede Wireless no Wireless router.

Eu passei horas lendo o artigo sobre redes wireless no site do Morimoto, para apenas uns 30min de ação. É incrível a minha capacidade de perder tempo!

Bem, eu tenho como roteador wireless, o Linksys WRT54G, e no que diz respeito a parte física, minha rede está assim:
O que tinha de configurar para a rede funcionar como mostrado na figura, além das conexões físicas, pode ser feito facilmente seguindo as instruções, não passa de 20min de configuração, e eu o fiz lá no início do ano.
Mas fiquei com medo, ou achando que não teria tempo de configurar a segurança da rede, de modo que passei o ano todo com a rede aberta. Bem, pelo menos eu não havia configurado o SAMBA nem nenhuma outra maneira de compartilhamento de arquivos e recursos :-D .

Para configurar a segurança, bastou acessar o IP do Wireless router (no meu caso, 192.168.1.1)através do navegador, clicar em Wireless, e depois em Wireless-Security.
Escolhi o protocolo WPA2, na forma, WPA2 Personal, e esta forma pede uma frase/password para a senha. Esta frase é alterada de tempos e tempos, utilizada apenas para a primeira conexão de cada máquina, se é que eu entendi alguma coisa.

Eu, ainda, alterei a opção "Beacon Interval", disponívels em "Advanced Wireless Settings", pois a máquina-cliente da rede Wireless é um notebook. O Beacon é um pacote transmitido em broadcast (difusão) para sincronizar toda a rede. Segundo o Morimoto, se eu entendi alguma coisa do que ele escreveu, a dininuição do tempo de transmissão deste pacote serve para "acordar" a placa de rede Wireless do notebook quando este estiver, por exemplo, em modo de economia de energia. Estas máquinas, mesmo quando você está com alguma intensidade (apenas navegando na WEB), estão, economizando energia de uma maneira ou de outra, mesmo quando ligadas na tomada (Claro que o consumo mais do que dobra, às vezes, mas pelo que eu observei, nunca chega ao máximo, a menod que se esteja jogando, ou em atividades de uso intenso do processador), pois além da energia, há uma preocupação com a temperatura. Acontece que "acordar" a placa, permite que ela "sinta", um sinal mais forte, a uma distância maior, e devido às paredes e tubulações, o sinal chega fraco na cozinha. Eu vou testar. Na cozinha, o sinal varia de 20% a 0% de força.

A minha maior preocupação com a configuração da segurança não era com
a dificuldade em se fazer isto no router, e sim com os clientes. Mas os clientes Windows apenas pedem a senha e a armazenam se você permitir, e os clientes GNU/Linux, quando instalados com ferramentas gráficas fáceis de manejar, como as do KDE, apresentam um comportamento similar.
A única diferença é quando temos de configurar os clientes GNU/Linux "no muque".

Em breve, colocarei um post sobre configuração do cliente Wireless baseado em GNU/Linux no modo texto, que será mais completo. Aprender a brincar com rede tende a ser A tarefa divertida nessas férias.
Bibliografia:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-ponto-acesso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário