sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

update-rc

É comum que eu use comandos para fazer coisas que eu quero, fique sem usar por um ano e depois me torne tão newbye quanto um réles e ignorante (no bom sentido) usuário de Windows.
Eu estava procurando o comando que permitia-me adicionar e remover facilmente os serviços que seriam inicializados no boot.
Estou usando uma distribuição Debian-like.
No caso, o comando é o update-rc. É impressionante como esquecemos coisas simples. O KDE me deixou mal acostumado. E pensar que há 2 anos, só usava blackbox, fluxbox e WindowMaker como gerenciadores de janela. E o lynx era o meu segundo navegor de Internet! Bem, ora de voltar à "nerdeza" e ao sentido da vida! :-D
update-rc.d -f remove :--> para remover o serviço do boot (samba, por exemplo). Depois eu lembro o que o '-f' faz.
update-rc.d -f defaults :--> Se eu não me engano, por padrão o serviço é adicionado em todos os run-levels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário