sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Configurando SAMBA

Eu tenho uma pequena rede. E passei um ano sem configurar compartilhamento de arquivos e impressoras nela com o SAMBA.
Eu, em um primeiro momento, não quis saber de configurar um usuário convidado, de modo que eu apenas cadastrei os usuários que já estavam em meu PC e compartilhei a impressora.
A sessão [homes] Já permite logo de cara que o usuário tenha acesso a sua própria pasta no computador com Linux.
O arquivo de configuração ficou assim. Ah, eu esqueci de informar no "Quem sou eu", mas como devem ter percebido, eu sou comunista. :-D :
[global]
netbios name = lenin
workgroup = comuna
security = user
encrypt passwords = yes
username level = 2
local master = yes
os level = 100
preferred master = yes
wins support = yes

[homes]
valid users = %S
read only = no
# a máscara 0700 faz com que todos os arquivos e diretórios criados pelo usuário sejam acessíveis apenas para ele mesmo.
create mask = 0700
directory mask = 0700
browseable = no



[printers]
comment = Todas as Impressoras
path = /var/spool/samba
print ok = yes
guest ok = yes
browseable = yes


O espaço em branco está relacionado ao fato de que eu ainda pretendo colocar uma sessão de usuários convidados.

Um comentário:

  1. Esqueci de falar do comando para usar no samba os usuários já cadastrados no Linux:
    smbpasswd -a 'usuário'

    E as referências para os posts são: http://www.guiadohardware.net/guias/27/ O site Guia do Hardware, do Carlos E. Morimoto.
    Eu ainda pretendo, em um próximo post, permitir a configuração de Impressora sendo realizada facilmente pelo usuário cliente.

    ResponderExcluir