segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fazendo backup das contas de usuários de um sistema para o outro

Como é sabido de todos, os arquivos /etc/passwd e /etc/groups guardam as informações sobre usuários e grupos do sistema e /etc/shadown e /etc/gshadown guardam estas mesmas informações criptografadas. Bem, a senha, na veradade, está no /etc/shadown criptografada. Ela não aparece no /etc/passwd.
Dia 14/01/2008, além de instalar o Debian colocando o KDE como desktop padrão, eu fiz o backup das contas de usuário e usei-as no Debian sem precisar recriá-las.
Não se trata apenas de copiar, por exemplo, o /etc/passwd para o /etc/passwd, embora isto também funcione.
É que ao fazer isto, você copia também os outros usuários de sistema criados para manipular softwares ou hardwares específicos, como por exemplo, os usuários ftp e os relacionados ao SAMBA.

Eu copiei aqueles que tem UID (User ID) maior que 1000, que são os usuários humanos do sistema no /etc/passwd e no /etc/gpasswd. No /etc/shadown, só copiei aqueles que estavam relacionados com os IDs maiores que 1001 que apareciam nos arquivos anteriores. Para isto, utilizei o "método tabajara", que consistia em abrir, por exemplo, o /etc/passwd do meu sistema padrão, e o /etc/passwd do outro sistema, acessando a partição dele montada em algum diretório, no caso o /mnt/sda6/. Logo, na outra partição, o passwd estava em /mnt/sda6/etc/passwd. A idéia é dar um Ctrl-C Ctrl-V do /etc/passwd para o /mnt/sda6/etc/passwd da outra partição, no caso,, a partição do Debian, e repetir o processo para os demais arquivos. Repetindo, estou fazendo isto apenas para os usuários humanos do sistema e não-root.
Há métodos bem melhores e elegantes de fazer isto, como por exemplo, utilizar um editor de texto não interativo no shell, como sugere este site:
http://www.cyberciti.biz/faq/howto-move-migrate-user-accounts-old-to-new-server/
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário