quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Na casa do Alexandre - parte 3: Instalação de adaptador de rede wireless no Debian GNU/Linux e configuração de rede wireless

Depois de perder um tempo tentando configurar a rede com fio para o cliente Debian acessar a Internet sem conseguir resultados, partimos para o trabalho de compilar e instalar o adaptador wireless e tentar configurar a rede.
O adaptador wireless dele possui chipset Ralink rt73. A diferença dele para os demais está no fato de ele, segundo o guia do Morimoto (cujo link está no final deste post), trabalhar com o suporte ao wpa de um modo diferente dos demais.
O trabalho de compilar e instalar a placa consiste em:
1 - Instalar os compiladores essenciais e os kernel headers (cabeçalhos do kernel);
2 - baixar os fontes do módulo do chipset do adaptador.
3 - Compilá-lo e instalá-lo.
Se estes passos funcionarem, podemos configurar a rede.

Passo 1: instalar os compiladores essenciais e os kernel headers

Se o arquivo /etc/apt/sources.list estiver configurado propriamente, e tivermos dado o compando apt-get update para o caso de precisarmos procurar por atualizações nos repositórios, podemos digitar:
#apt-get install build-essential --> compiladores essenciais
#apt-get install linux-headers-2.6.22-14 -->kernel headers da versão do kernel que aparece numerada. O seu kernel pode ser diferente. Honestamente, não me lembro qual a versão do kernel do meu amigo. Este é o exemplo do Guia do Morimoto.
Lembrando que estes comandos precisam ser dados como root, por isto a cerquilha antes dos comandos. Em distribuições Ubuntu-like, ou mesmo no Debian, podemos utilizar o sudo antes dos comandos acima citados. Na verdade, em qualquer distribuição Debian-like em que o comando sudo esteja implementado e você seja um usuário pertencente ao grupo admin.

Passo 2: Baixar os fontes do módulo do chipset do adaptador wireless

O driver procurado é para um dispositivo USB, o rt73. O link para o driver é http://rt2x00.serialmonkey.com/rt73-cvs-daily.tar.gz

Passo 3: Compilar o módulo e instalá-lo.

Deve-se descompactá-lo com tar -zxvf rt73-cvs-daily.tar.gz
depois, entrar no diretório que foi criado e digitar os famosos comandos para compilação e instalação da parada:
#make --> Na verdade, não é necessário ser o root para rodar este comando.
#make install --> Mas é necessário ser para rodar este aqui.
Depois, devemos colocar o módulo na lista de módulos carregáveis durante o boot incluindo-o no arquivo /etc/modules. Para isto, escrevemos o nome do módulo dentro do arquivo: rt73.
Mais elegantemente, fazemos:
#echo rt73 >> /etc/modules
E carregamos o módulo manualmente com:
#modprobe rt73
Para verificar se a placa foi detectada pelo sistema operacional, deve-se fazer as seguintes checagens (ou uma ou outra, ou as duas, tanto faz):
#cat /proc/net/dev -->mostra as interfaces lógicas de rede existentes. Tem de aparecer wlan0 para ver ser o adaptador wireless foi encontrado.
#cat /proc/net/wireless -->mostra a interface lógica de rede presente no sistema. Novamente, deve aparecer wlan0 (ou wlan1 no caso de existir dois adaptadores de rede, por exemplo).
O comando cat mostra o conteúdo de um arquivo.

É melhor deixar o post sobre a configuração de rede para o outro post. O adapador de rede foi encontrado, e com isto, mais 25% do processo foi concluído, totalizando 75%.
Fica para outro post a parte de configuração, que falou. Depois, nos comentários, espero postar soluções.
Referências:

Configurando redes wireless no Linux, parte 2 - Carlos E. Morimoto

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/rede-wireless-linux_2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário