sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Vários sistemas GNU/Linux instalado, mesma partição /home

Nossa, como eu estou enferrujado.
Desde sábado, fiquei com vontade de instalar vários GNU/Linux para testar.
No notebook, no sábado, 27/12/2008, testei o tinyME Linux. Baseado no Mandriva, é uma distribuição muito leve, mas com o terríivel problema de não ter, nem locales nem configuração de teclado em português. Não sei se fuço para fazer isto manualmente, ou se procuro outra distribuição leve, ou se deixo o GNU/Linux Debian mais leve, instalo Gentoo, Slackware, Vector Linux, não sei. É que eu demorei 6 meses para configurar o teclado em 1998, e estou com medo de me matar par fazer isso, afinal, eu quero me concentrar em coisas bem mais interessantes, como aprender a lidar com uma rede, já que eu tenho equipamento para isto.
No PC, desde quarta-feira, estou tentando instalar o Debian Etch em conjunto com o Kubuntu. No primeiro momento, tentei fazer com que o KDE fosse o padrão, mas, eu desencanei, por enquanto. Depois tive um outro probleminha mais simples, absolutamente sutil que mais uma fez me deixa "no jeito" para ser comparado com um rélez usuário de Windows: Eu tenho um HD SATA de 80GB com a seguinte tabela de partições:
# tipo (lógica/primária) tamanho sistema de arquivos ponto de montagem
1 primária 15GB ext3
2 primária 50GB
5 lógica 131.6MB swap swap
Espaço Livre: 14.9GB

A partição #1 é a raíz (/) do Kubuntu Linux que estou utilizando. Primeiro, é inútil utilizar como primária uma partição para o /home (objetivo da partição #2). Mas eu queria criar uma partição / para o Debian Etch de 8.0GB utilizando parte do espaço livre. O resto, eu quero testar distribuições como o Gentoo, ou o Slackware... A ferramenta de particionamento do instalador Debian, quando no modo texto é o partman.
Ao criar uma partição primária de 8.0GB como raíz, os 6.9GB restantes ficam como inutilizáveis. Eu não sei porque acontece isto, pesquisarei depois. O que eu sei é que não podemos ter quatro partições primárias dentro do mesmo HD, mas utilizar partições lógicas pode prejudicar, ainda que de maneira ínfima, o desempenho.
No Kubuntu, a partição #2 é ext3, e pensei que apareceria esta informação normalmente, havendo necessidade de apenas colocar o ponto de montagem /home nela. Mas por ter esquecido de colocar o tipo de partição, que não reparei que estava em branco, não estava conseguindo colocar o ponto de montagem nela. Depois, editei o /etc/fstab para colocar mountar a partição #2 no /home. Funcionou, mas os usuários ficaram sem permissão para acessar as suas próprias pastas. Eu já tinha em mente a gambiarra que tinha de fazer para que os usuários tenham novamente permissão de acessar seus diretórios tanto no Kubuntu quanto no Debian (o problema era no Debian) sem ter de instalar de novo, mas estava intrigado com o fato de que não havia conseguido fazer isto na instalação, e passei a testar outras distribuições.
Tentei, então, o Mandriva, e ele deixou criar o ponto de montagem direitinho.
Então, por acidente, percebi que na instalação do Debian Etch, eu deveria definir a partição como sendo ext3, que o partman, misteriosamente, não percebia que já era uma partição ext3, e pude, então, colocar o ponto de montagem como sendo /home. E partição de 8GB raíz (#6) foi instalada como lógica para que os outros 6.9GB pudessem ser utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário