quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Na casa do Alexandre - parte 2: Configuração do router

Na segunda, dia 19/01/2009, tentamos configurar o computador do Windows com router de internet, para que o computador com o Debian pudesse pegar pacotes kernel-headers via apt-get.
O computador com windows que serviria de router, era cliente de uma rede wireless, e estaria dentro de um esquema de rede como esta aqui:
A parte em cinza foi a parte da rede introduzida e modificada por nós.
No começo, conseguimos fazer o Cliente pingar o roteador, mas o roteador não roteava. No primeiro momento, achei que era porque não haviamos colocado os DNSs do provedor na configuração do computador Cliente.
Depois, os colocamos e mesmo assim não funcionou. Pesquisei em sites que não me lembro agora que era mesmo necessário colocar os DNSs do provedor de acesso, ou então, fazer do computador cliente um dos servidores de DNS, o que é um pouco mais complicado, então a configuração do roteador com Windows é que não funcionou.
Bem, a configuração de rede no cliente Debian GNU/Linux foi feita no arquivo /etc/network/interfaces, e foram utilizados os scripts ifup e ifdown para "levantar" a rede no tempo de boot, ou manualmente.
O arquivo /etc/network/interfaces ficou mais ou menos assim:
iface eth0 inet static
address 192.168.2.2 #ip do cliente
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.2.1 #ip do roteador
Os IPs do provedor foram colocados no arquivo /etc/resolv.conf


Para colocar um computador GNU/Linux como roteador em uma rede, basta mudar de 0 para 1 o conteúdo do arquivo: /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
E pode-se fazer isto com o comando:
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
Bom, como não conseguimos configurar o Windows como gateway, resolvemos utilizar o DVD do Debian mesmo para pegar os kernel-headers necessários para compilar os módulos do dispositivo wireless, e copiamos via pen-drive os arquivos-fonte do driver.

No próximo post, falarei dos passos para compilar e instalar o adaptador wireless no Debian do meu amigo.

2 comentários:

  1. Atenágoras, hj configurei minha rede da seguinte forma:
    [Modem ADSL > Route > Hub], motivo pelo qual tive que colocar o meu Hub muito longe do Router.
    Usei apenas 1 cabo de rede (c/ + de 30m), que está conectado à uma porta do Router Wireless.
    Os computadores daqui que não possuem comunicação Wi-Fi, são ligados na rede 10/100. Todos os computadores da rede atribuíram IP's a partir do servidor DHCP.
    Objetivo alcançado, internet para todos os computadores!

    Estávamos errando em um detalhe: Configurando o windows como roteador, onde ele iria compartilhar o sinal Wi-Fi vindo do router com o Hub. Estava dando conflito de IP entre a rede local (via cabo) e o router.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alexandre. Este era um dos erros que eu achei que estávamos comentendo. Na configuração que você utilizou agora, os computadores, obviamente, estão sob o mesmo IP. Mas da maneira que fizemos a rede, como desenhado, deveríamos colocar a rede com fio sob uma outra série de IPS (outra rede, portanto). Mais uma coisa, pelo que eu vi você fazendo no Windows, é possível colocar o roteamento especificamente em cada rede, e não em todas, o que eu acho que não faz sentido. No GNU/Linux, depois de configurado para rotear, ele roteia para todas as redes e acabou.
    Acho que é só.

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

    ResponderExcluir